Olá, tudo bom?! Esse post é para alertar e dar dicas de como comprar na internet.
A grande maioria das vendas na internet são feitas por cartão de crédito. Então, se a loja em questão não aceita a modalidade como pagamento, desconfie da existência da loja. Além disso, realizando a transação pelo cartão, o consumidor tem um prazo para reconhecer a veracidade da compra e pode solicitar o estorno. Isso não acontece com compras feitas com transferência bancária e boleto.
Procure a identificação do site e de todos os demais fornecedores envolvidos em sua compra virtual (razão social, CNPJ ou CPF, endereço físico e eletrônico, telefone e outras formas de contato além do e-mail). Redobre seus cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas telefone celular. Por lei, os dados do fornecedor devem ser informados no site de maneira clara e com destaque.
Se não houver indicação de algum conhecido ou amigo, utilize a internet para acessar informações e opiniões dos consumidores sobre o produto ou serviço que pretende adquirir, busque nas redes sociais, se possível adicione quem já tenha comprado e tire suas dúvidas sobre a existência do fornecedor.
Em compras de alto risco na internet (produtos de valor elevado) é comum que as lojas liguem para confirmar alguns dados com o consumidor. Caso isso aconteça, verifique se é realmente a loja que está lhe ligando, confirmando os dados da transação efetuada. Apenas a loja tem esses tipos de dados.
Se você tiver algum parente ou amigo que more na mesma cidade ou região, peça que ele vá até a loja e confira a existência da mesma. Você também pode procurar por imagens na internet ou até mesmo usar a ferramenta do Google Maps, buscando pelo endereço da loja.
Seguindo essas dicas você pode se proteger dessas fraudes e escapar de uma grande dor de cabeça.